Som na caixa: trilhas pop e incidental Duas perspectivas distintas de como a música pode ser utilizada como elemento narrativo
Parole chiave:
Cinema, narrativa fílmica, música pop, trilha musicalAbstract
As canções pop operam uma série de funções no universo cinematográfico, seja na produção de sentido de um filme ao endereçá-lo a um público específico e que usa a música como forma identitária; seja como elemento fundamental para a própria narrativa fílmica, desempenhando ações, caracterizando personagens ou compondo climas. Nosso objetivo nesse artigo é discorrer não apenas sobre as funções que as canções pop exercem na narrativa cinematográfica, mas procurar, também, apontar diferenças entre o uso delas e da trilha musical incidental de uso mais convencional.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2011-07-18
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).