Música Popular Brasileira no contexto das tecnologias digitais: a produção independente e a emergência de novas estratégias e representações sobre as identidades musicais
Parole chiave:
Música Brasileira, Identidade, Tecnologia, Cultura, Produção IndependenteAbstract
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as novas condições de formação e estabelecimento das identidades musicais no campo da música popular brasileira, emergentes a partir do avanço das tecnologias digitais de produção e distribuição musical, durante a última década. Considerando a contínua expansão e sedimentação da produção independente, verificada neste contexto, busca-se discutir e problematizar alguns dos marcos tradicionais de análise que tem referenciado parte importante dos estudos deste campo até aqui, como é o caso da relação entre grande Indústria Fonográfica e produção musical.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2011-07-22
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).