Mapas colaborativos digitais e (novas) representações sociais do território: uma relação possível
Parole chiave:
Mapas colaborativos, território, cartografia, representações sociais, google mapsAbstract
A projeção cartográfica do território por dispositivos presentes na internet está inserida em um contexto de transformação nas formas de representação gráfica do espaço. Dispositivos como o google maps representam a base capaz de desenvolver e sustentar um mapeamento colaborativo, o que, por sua vez, potencializa novas práticas associativas e novas representações sociais do espaço geográfico. Ao possibilitar a inserção de registros personalizados de roteiros, temas variados e lugares de preferências, bem como a postagem de textos, vídeos, fotografias e áudios, o modelo de mapa colaborativo potencializa a renovação da imagem-ideia dos territórios. Nesta perspectiva é que discutimos a interseção entre mapeamento colaborativo na internet e representações sociais do território.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).