A subjetividade em tempos hipertecnológicos: a complexa hibridação de homens e máquinas
Resumo
Resumo: A tecnologia, que já não pode ser ignorada caso desejemos pensar o mundo em que vivemos e as alterações nele ocorridas, costuma ser pensada segundo a lógica dicotômica de uma das seguintes maneiras: ou ela é a substância diabólica que se apossa de nós e sobre a qual não temos o menor controle, ou é a redenção final, a última pedida em termos de democratização de conhecimentos, interação humana e esclarecimento. Como quaisquer outros rótulos, estes tratam de forma única o que em realidade representa um conjunto de fenômenos díspares e por vezes mesmo contraditórios. Pensar a tecnologia hoje implica pensá-la como fenômeno complexo, superando eventuais binarismos e demais tentativas de simplificação. Qualquer tentativa de prever os resultados de uma tão recente transformação resultará maléfica e mesmo perigosa para a compreensão da mesma.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).