A música no documentário: Um estudo sobre Valsa com Bashir

Autores

  • Maria Ines Dieuzeide Santos Souza Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Trilha musical, documentário, documentário animado

Resumo

Poucos ainda são os estudos em língua portuguesa sobre o papel da música nos filmes de não-ficção. A partir de alguns conceitos de Michel Chion e Anahid Kassabian, no campo do som, dialogando com os estudos de Bill Nichols no campo do documentário, a proposta deste trabalho é refletir sobre as formas e funções da música no discurso documental, especificamente nas experiências recentes de documentários animados, a partir da análise do filme Valsa com Bashir (Ari Folman, 2008). Assim, tentaremos compreender de que maneiras a música se coloca na construção deste tipo de narrativa, e com que elementos ela contribui para as possíveis especificidades do documentário de animação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ines Dieuzeide Santos Souza, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, na linha Narrativa Audiovisual, bolsista CAPES. Formada em Comunicação Social pela UFES.

Downloads

Publicado

2011-07-18