DIÁLOGOS ONLINE: INTERSEMIOSES DO GÊNERO FACEBOOK
Palavras-chave:
Comunicação, linguagem, discurso, semiose, FacebookResumo
A evolução tecnológica ampliou as formas de interação social, porém as características básicas da linguagem – o dialogismo e intertextualidade - conservam-se no novo gênero discursivo que identifica o Facebook. O artigo apresenta elementos para reflexão sobre as características comunicacionais do Facebook, evidenciando as diferentes semioses que o compõem, ora muito próximas da comunicação interpessoal, do gênero primário do discurso (conforme Bakhtin), ora afastando-se desse gênero para compor uma comunicação mais complexas, com elementos específicos desse novo processo interativo. A reflexão é subsidiada pelas teorias da linguagem e do discurso, em especial da linha francesa da Análise de Discurso, a partir de revisão de literatura e observação dos fenômenos de comunicação do Facebook.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).