Imagens em ambientes digitais e sua relação com o presente
Palavras-chave:
fotografia, redes sociais, memória, mobilidadeResumo
Os dispositivos móveis, os sites de redes sociais e a imagem digital proporcionaram à fotografia um papel importante dentro da sociabilidade contemporânea. Essas imagens compartilhadas criam narrativas de si mesmo em um contexto de constante exibição. O trabalho reflete sobre a capacidade das imagens de construir uma memória individual ou coletiva, que esteve baseado na capacidade de se voltar a um passado e que com as novas dinâmicas interacionais cada vez mais apresenta uma relação com o presente. Como resultados, apontamos que a compreensão da fotografia na sua relação com a memória passada está em um processo de mudança tendo em vista a eclosão de aplicativos de armazenamento para smartphones, que estariam influenciando no ato fotográfico e no compartilhamento.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BATCHEN, Geofrrey. Each Wild Idea: Writing photography history. Cambridge: MIT Press, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Photography: A middle-brow art. Oxford: Polity Press, 1990.
BRUNO, Fernanda. Quem está olhando? Variações do público e do privado em weblogs, fotologs e reality shows. In: Contemporânea, Vol. 3. Salvador, Julho/Dezembro de 2005.
CHALFEN, Richard. Snapshot versions of life. Ohio (EUA): Bowling Green State University Popular Press, 1987.
DICK, José Van. Mediated memories in the digital age. California: Stanford Press, 2007.
FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografia: Repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: Usos e Funções no Século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1999.
GUSTAVSON, Todd. Camera: A history of photography from daguerreotype to digital. New York: Sterling, 2005.
LEITE, Miriam. Retratos de Família. São Paulo: Edusp, 2000.
HAND, Martin. Ubiquitous photography. Cambridge: Polity Press, 2012.
HOUSE, Nancy Van. Collocated photo sharing, story-telling, and the performance of self. In: International Journal of Human-Computer Studies, 67 (1), 1073-1086. New York: Science Direct, 2009.
ROUILLÉ, André: Fotografia: Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
RUIC, Gabriela. Palavra do ano, selfie se consolida como mania na internet. In: Exame (site). Disponível em <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/palavra-do-ano-selfie-se-consolida-como-mania-na-internet>. Acesso em junho de 2015.
SARVAS, Risto; FROHLICH, David. From Snapshots to Social Media: The Changing Picture of Domestic Photography. Londres: Springer, 2011.
SIBILIA, Paula. Blogs, fotologs, videologs y webcams: El show de la vida íntima en Internet. In: Lucera, v. 10, p. 4-11, 2005.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SILVA JUNIOR, Afonso. Da fotografia Expandida à Fotografia Desprendida: Como o Instagram Explica a Crise da Kodak e Vice-versa. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, V. 1, n. 1, p. 1-13. São Paulo: Intercom, 2012.
SILVA JUNIOR, Afonso. Imagens feitas para usufruto doméstico. Continente Multicultural (revista), p. 80-85, v. 149. Recife, maio de 2013.
SOBCHACK, Vivian. The scene of the screen: Envisioning Cinematc and Electronic “Presence”. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich; PFEIFFER, Karl Ludwig. Materialities of Communication. Stanford: Stanford University Press, 1994.
SOLOMUN, Sonja. A Mobile Army of Metaphors: Archiving, Sharing, and Distributing the Social in Digital Photography. Tese. Department of Sociology of Queen’s University. Ontaria (CAN), 2011.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2004.
TURKLE, Sherry. Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other. Nova York: Basic Books, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).