Microcelebridades: entre meios digitais e massivos
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.55Palavras-chave:
Redes Sociais. Meios de Comunicação de Massa. Microcelebridade.Resumo
Este artigo busca discutir alguns aspectos do fenômeno a que denominei “microcelebridades” (Braga, 2008), participantes que se celebrizaram no âmbito das redes sociais na Internet. A dispersão do polo da produção midiática promovida pela Comunicação Mediada por Computador (CMC) perece radicalizar a ideia de “recepção ativa”. As microcelebridades são um fenômeno emergente neste universo, e sua crescente popularidade não raras vezes resulta em atuações nos meios de comunicação de massa (MCM). Este artigo busca explorar justamente este ângulo do fenômeno, a interação entre microcelebridades e meios de comunicação de massa, particularmente a televisão, a partir de dois casos emblemáticos: a transposição do conteúdo de um blog para o formato de seriado de tv, e a participação de uma twiteira no programa Big Brother Brasil 10, da Rede Globo.Downloads
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Publicado
2010-09-21
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
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