Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Contracampo - Brazilian Journal of Communication é uma publicação quadrimestral e bilíngue do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). Atuando há 22 anos, desde 1997, a Contracampo tem como missão contribuir para a reflexão crítica no campo de estudos de mídia, agindo como um espaço de circulação para pesquisa e pensamento científico. Desta forma, nossa revista é voltada para o público acadêmico, da área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase sobre a Comunicação Social. Nesse sentido é aberta à participação de pesquisadores em todo o mundo ligados à área de Comunicação e assuntos relacionados, através da publicação de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, originais ou inéditos.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Contracampo aceita artigos inéditos, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, sobre comunicação e áreas afins, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior. Doutorandos e mestres somente em co-autoria com doutores. Os artigos submetidos são avaliados inicialmente pelo Conselho Editorial, que verifica se estão de acordo com os critérios de seleção, que estão expostos nas normas editoriais do periódico. No Desk Review, todos os artigos são passados pelo software de detecção de plágio Copyspider. Artigos que já tenham sido publicados em anais de eventos serão considerados inéditos, desde que tenham tido mudanças significativas de seu conteúdo (mínimo de 30%). 

Após o Desk Review, cada texto é enviado para dois ou mais especialistas no assunto do trabalho e, posteriormente, uma decisão final para publicação será dada pelo Conselho Editorial com base nestas avaliações, duplamente cegas (double-blind review), mantendo-se o anonimato tanto do autor quanto dos pareceristas. Havendo discordância da recomendação entre os dois avaliadores iniciais, o manuscrito será avaliado por um terceiro avaliador e a decisão final será realizada pela equipe editorial, com base no conteúdo destas avaliações.

Artigos depositados em repositórios de preprint, como SocArxiv ou MediArxiv, ou apresentados e publicados em anais de eventos são considerados inéditos, desde que os manuscritos obtenham adequações como resultado das discussões sobre os trabalhos. Caso a primeira versão do texto tenha sido publicada em anais ou em repositório de preprint, a informação deve ser incluída nos metadados de submissão. Nestes casos, a avaliação poderá ser realizada de três de três diferentes formas:

a) Simples cego (simple-blind review): o revisor conhece a autoria do autor do texto, mas o autor não tem acesso à identificação do revisor;

b) Revisões abertas: a identidade de autor e revisor é conhecida por ambos;

c) Revisões abertas publicadas: os pareceres são publicados junto com o artigo, em caso de aprovação.

Novas revisões podem ser solicitadas pela revista com base nas avaliações por pares. Os textos são recebidos em fluxo contínuo e podem ser publicados em até um ano. Há intervalo de dois anos entre publicações de um mesmo autor. Casos excepcionais serão avaliados pela Equipe Editorial.  

Além dos artigos, a Contracampo também recebe entrevistas e resenhas de livros acadêmicos publicados recentemente (no Brasil ou no exterior) que são relevantes para Estudos de Comunicação. As resenhas enviadas serão avaliadas somente pela Equipe Editorial. Traduções não são consideradas inéditas, portanto não são aceitas para publicação. Ressaltamos ainda que 90% dos avaliadores convocados para cada edição são externos à Universidade Federal Fluminense.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar apesquisa livremente disponível para o público apoia um maior intercâmbio global de conhecimento.

Outras informações

A partir de 2013, a revista passou a adotar edições quadrimestrais e está aberta para a submissão de trabalhos em fluxo contínuo. O conceito Qualis da revista é B1 nas Ciências Sociais Aplicadas, segundo avaliação da Capes, desde 2012. Informamos também que não há qualquer tipo de taxa para publicação. A partir de 2017 a revista tornou-se bilíngue.

A revista Contracampo assina a Declaração de São Francisco desde dezembro de 2018. É signatária da San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA).

A revista Contracampo segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE).

Código de Conduta do Comitê de Ética

Código de Conduta

Afiliação

Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos

Qualis Capes

Área CAPES - Ciências Sociais Aplicadas I - Comunicação

Classificação - B1 (Quadriênio 2013-2016)

ISSN Eletrônico: 2238-2577 

ISSN Impresso: 1414-7483

ORCID: ORCID iD iconhttps://orcid.org/0000-0002-0050-7747

Indexadores

A Revista Contracampo está indexada nas segintes bases:

- Latindex

- DOAJ - Directory of Open Access Journals

- Diadorim

- Ibict – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

- DRJI - Directory of Research Journals Indexing

- Universal Impact Factor

- Portal Livre!

- Sumarios.org

Template

Todas as submissões deverão seguir o template disponibilizado pela revista na versão em portuguˆês e na versão em inglês.

Taxas de Publicação

A revista Contracampo não cobra taxas dos autores para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos.

Métricas e Indicadores

Indice h (quadriênio 2014-2018): 8

2019

Total de artigos recebidos: 180

Índice de rejeição: 81% (n=146)

2018

Total de artigos recebidos: 80

Índice de rejeição: 66,25% (n=53)

Ciência Aberta

Reconhecendo a importância da Ciência Aberta para a circulação do conhecimento, aceitamos artigos depositados em repositórios de preprint e estimulamos a disponibilização de dados abertos em plataformas voltadas para este fim. Recomendamos o uso dos repositórios de preprint MediArxiv e SociArxiv, além de repositórios da Open Science Framework e Figshare para compartilhamento de dados abertos, quando possível.

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