Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original, inédita, e não deve ser submetida a processo de avaliação para outra revista.
  • O formato do arquivo deve ser o Microsoft Word ou RTF (e não exceder 2 MB).
  • O texto deve seguir os requisitos estilísticos e bibliográficos especificados nas “diretrizes para autores” da revista.
  • Para garantir a avaliação cega por pares, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser removido(s) do arquivo e da opção “Propriedades”, garantindo uma política de confidencialidade.  Em documentos do editor de texto, remover a identificação do autor das Propriedades do Documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como… > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança… > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  • URLs para as referências devem ser informados sempre que necessário.
  • O trabalho se encontra no template da revista.
  • Os metadados dos autores estão atualizados no sistema, seguindo o padrão: 
    • Nome completo. 

    • Afiliação completa: titulação mais alta (incluir a pós-graduação em curso),  instituição, cidade, estado e país.

    • Atividade profissional e grupo de pesquisa (limitar a dois).

    • E-mail.

    • ID do ORCID - Informações sobre a criação do ORCID estão no link a seguir: https://orcid.org/content/about-orcid?locale_v3=pt. No ORCID devem constar pelo menos a instituição a que o autor pertence e a sua função.

  • Os autores estão cientes que, caso o artigo seja aceito, deverão enviar a versão traduzida para inglês, em até 20 dias após o comunicado de aceite e revisão, sem qualquer ônus para a Revista Contracampo.
  • Incluir o ORCID no perfil dos autores. Informações sobre a criação do ORCID estão no link a seguir: https://orcid.org/content/about-orcid?locale_v3=pt
  • Informar aos editores a efetiva contribuição de cada um dos autores e colaboradores na condução da pesquisa e escrita do manuscrito.

Diretrizes para Autores

A Contracampo está aberta a professores e pesquisadores em Comunicação e áreas afins. A revista aceita artigos de doutores, podendo haver co-autoria com doutorandos e/ou mestres. Não obstante, trabalhos assinados somente por doutorandos poderão ser aceitos, estando limitados a no máximo um por edição. Artigos assinados por mestrandos, mesmo em co-autoria com doutores, não serão aceitos. Para evitar a endogenia no periódico, em caso de aprovação de submissão após avaliação por pares, publicaremos apenas até 10% da edição de autores da instituição Universidade Federal Fluminense (UFF). Não aceitamos submissões de docentes e/ou discentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, sendo ou não em coautoria. Serão aceitas submissões de resenhas e entrevistas assinadas por doutores ou doutorandos. Todas as contribuições devem ser enviadas por meio do sistema digital deste site.

Os trabalhos submetidos passam por um processo de avaliação inicial do Conselho Editorial que verifica se estão de acordo com os critérios de seleção, conforme normas editoriais do periódico. Após o Desk Review, cada texto é enviado para dois ou mais especialistas no assunto do trabalho que avaliam o mérito científico, por meio dos critérios de originalidade, relevância temática e rigor científico. A avaliação por pares é feita duplamente cegas (double-blind review) por avaliadores entre membros do Conselho Editorial ou parecerista ad hoc. Posteriormente ao parecer dos avaliadores,  uma decisão final para publicação será dada pelo Conselho Editorial com base nestas avaliações, mantendo-se o anonimato tanto do autor quanto dos pareceristas, que se reserva ao direito de efetuar alterações e/ou cortes nos originais recebidos para adequação às normas da revista, preservando estilo e conteúdo. A média de tempo entre a submissão e publicação do artigo, caso aceito, é de 28 semanas. Saiba mais sobre o processo de avaliação dos pares na seção do site correspondente.

Todos os artigos indicados para publicação precisam ser originais e inéditos e que não sejam indicados simultaneamente em outros periódicos ou órgãos editoriais.

Seções da Revista

Editorial - Apresentação da edição por meio de um texto temático feito pelas editoras-chefes e/ou editores convidados, quando se tratar de dossiês, correlacionando os artigos do exemplar em questão, buscando contribuir para o debate relacionado à edição. Os editoriais não passam pelo processo de revisão por pares.

Artigos de dossiê temático - Proposta de edição temática realizada por editores convidados, a partir de agendas de pesquisa pertinentes e relevantes para a área de Comunicação. A escolha dos editores convidados passa pela aprovação de membros do conselho consultivo do PPGCOM. Essa seção é avaliada por pares em modelo duplo-cego, com exceção do editorial. 

Artigos de temáticas livres - Contribuições analíticas desenvolvidas a partir de pesquisas originais, preferencialmente empíricas, relacionadas com a área de Comunicação e afins. Esta seção é avaliada pelas editoras no Desk Review e avaliada por pares em modelo duplo-cego.

Artigos depositados em repositórios de preprint, como SocArxiv ou MediArxiv, ou apresentados e publicados em anais de eventos são considerados inéditos, desde que os manuscritos obtenham adequações como resultado das discussões sobre os trabalhos. Nestes casos, a avaliação poderá ser realizada de três diferentes formas: a) Simples cego (simple-blind review): o revisor conhece a autoria do autor do texto, mas o autor não tem acesso à identificação do revisor; b) Revisões abertas: a identidade de autor e revisor é conhecida por ambos; c) Revisões abertas publicadas: os pareceres são publicados junto com o artigo, em caso de aprovação.

 

Forma e Preparação dos Trabalhos

Os autores devem seguir rigorosamente as seguintes orientações:

1. Serão consideradas para avaliação apenas as submissões que utilizarem o template da Revista, preservando suas respectivas formatações (clique aqui para download). Ao receber o aceite e o artigo revisado pela equipe da revista, o autor deverá enviar a versão em inglês do texto em um período de até 20 dias, estando a publicação condicionada ao envio. As versões passarão por controle de qualidade e, caso não estejam adequadas, será inviabilizada a publicação do artigo, devendo o/a autor/a reenviar o texto corrigido. As versões em inglês devem ser enviadas no mesmo template, mas com as referências no modelo APA.

2. As imagens devem ser inseridas no corpo do texto e também anexadas em arquivos separados (documentos complementares) e devem estar em alta definição. Elas devem ser nomeadas como segue: TITULODOARTIGO_imagem1; TITULODOARTIGO_imagem2; etc.

3. Os artigos devem conter entre 35 a 50 mil caracteres com espaços. Devem ser digitados em Word ou RTF, fonte Calibri, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples em página formato A4. Na contagem dos caracteres do texto incluem-se referências, quadros e tabelas e excluem-se título, resumo e palavras-chave.

4. Se uma versão anterior do texto já foi apresentada em uma conferência, seminário, simpósio, etc., tal fato deve ser mencionado em nota de rodapé, relacionada ao título do artigo. Deve-se atentar ainda que trabalhos já apresentados em eventos acadêmicos sem modificações substanciais não serão aceitos.

5. Cada artigo submetido deve incluir resumo em Português e em Inglês com até no máximo 10 linhas cada. Os resumos devem vir seguidos de três a cinco palavras-chave.

6. As notas de rodapé devem ser numeradas e inseridas ao final das páginas, utilizando fonte Calibri tamanho 10, com espaçamento simples e alinhamento do texto justificado.

7. Deve-se usar itálico para palavras estrangeiras e para aquelas que se deseje destacar no texto.

8. Figuras e tabelas devem ser numeradas e inseridas ao longo do texto e não ao final do documento.

9. Citações longas, isto é, com mais de três linhas, devem ser separadas do texto principal, mantendo-se a seguinte formatação: margem esquerda com 4 cm, fonte Calibri tamanho 10, espaçamento simples e sem o uso de aspas ou itálico.

10. As referências das citações devem respeitar o seguinte formato: SOBRENOME(S) DO(S) AUTOR(ES), ano, página(s).

11. As referências devem ser listadas ao final do texto, em fonte Calibri 12, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT. Exemplo: SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2008.

12. As referências da versão em inglês devem seguir as normas da APA. O manual pode ser acessado aqui.

13. Verificar se os dados biográficos dos autores estão atualizados nos metadados da revista, seguindo o padrão: VERIFICAR IMPACTO NO SISTEMA DA REVISTA

  • Nome completo. 

  • Afiliação completa: titulação mais alta (incluir a pós-graduação em curso),  instituição, cidade, estado e país.

  • Atividade profissional e grupo de pesquisa (limitar a dois)

  • E-mail.

  • ID do ORCID - Informações sobre a criação do ORCID estão no link a seguir: https://orcid.org/content/about-orcid?locale_v3=pt

14. Os seguintes cuidados devem ser observados pelos autores na submissão dos trabalhos:

  • Os dados bibliográficos indicados acima (item 13) devem devem ser inseridos apenas no sistema da revista, em perfil do usuário e não na versão a ser enviada para avaliação.
  • Todas as informações do texto que podem indicar a autoria do trabalho devem ser excluídas, inclusive, nas referências, notas de rodapé e citações, substituindo-as pela expressão NN [eliminado para efeitos de double-blind review]. Em nenhum caso o(s) autor(es) deve(m) ser identificado(s) no texto. A identificação do(s) autor(es) unicamente deve ser feita por meio do sistema de submissão do trabalho.

15. O número máximo de autores do trabalho está limitado a cinco. A autoria implica assumir publicamente a responsabilidade da cada autor pelo conteúdo do manuscrito. No campo específico do sistema online, nos metadados nda submissão em comunicação direcionada apenas aos editores, deve-se indicar a efetiva contribuição de cada um dos autores e colaboradores no que se refere: a. Participar ativamente da discussão dos resultados; b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho. Informar se houve outro tipo de participação na confecção do trabalho. 

Os autores estão cientes que, caso o artigo seja aceito, deverão enviar a versão traduzida para inglês, em até 20 dias após o comunicado de aceite e revisão, sem qualquer ônus para a Revista Contracampo. Em caso de não recebimento da versão traduzida, a Contracampo se reserva o direito de retirar o artigo do site até que a versão em inglês esteja disponível.

 

Responsabilidades dos Autores

  • A autoria implica assumir de forma pública a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido à Contracampo. As opiniões apresentadas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

  • O manuscrito submetido deve ser original, inédito e fruto de autoria intelectual própria. Os autores devem ser comprometidos aos padrões éticos da pesquisa científica (inexistência de plágios, referência dos dados e citações, créditos devidamente informados, etc.) e, se houver pesquisa conduzida com seres humanos, deverá passar pela aprovação do Comitê de Ética, devendo informar o número do processo. 

  • Caso algum aspecto do trabalho possa provocar questionamentos, potenciais conflitos de interesse, os autores devem declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer associações a pesquisadores, órgãos de fomento, instituições comerciais ou políticas. Em caso de vínculos externos, deve-se mencionar a instituição ou pesquisador que eventualmente tenha colaborado com a pesquisa, evidenciando não haver qualquer conflito de interesse com o resultado apresentado.

Artigos

Seção aberta para contribuições relacionadas com a área de comunicação e afins. Os artigos serão pré-aprovados pela equipe editorial e recomendada pelos pareceristas.

Dossiê

A revista organiza, periodicamente, números especiais dedicados a abordar, de modo aprofundado, recortes temáticos de grande relevância para o desenvolvimento do debate na área. Farão parte destes números artigos solicitados pelos editores a pesquisadores com reconhecida reflexão acerca do tema.

Entrevista

A seção tem como objetivo abrir espaço para o diálogo com pesquisadores de reconhecida trajetória acadêmica. A entrevista será conduzida por um pesquisador convidado pela comissão editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.