O Império das Emoções e a Literatura Sentimental no Brasil

Autores

  • Roberta Manuela Barros de Andrade UECE
  • Erotilde Honório Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i22.92

Palavras-chave:

Literatura sentimental, retórica do excesso, imaginação melodramática.

Resumo

Os bens culturais massivos estão, historicamente, centrados na construção de certa cultura dos sentimentos, enaltecida e exacerbada. Esta retórica do excesso encontra um lugar privilegiado na literatura de massa. Neste contexto, este trabalho objetiva realizar uma reflexão sobre as interrelações entre literatura sentimental e extravagância emotiva, a partir da obra de Elinor Glyn, popular autora inglesa, cujos livros foram publicados, no Brasil, entre os anos 1930 e os anos 1960, pela Coleção Biblioteca das Moças. Assim, esta pesquisa se propõe a realizar uma análise estrutural e argumentativa das obras de Elinor Glyn, enfocando como as concepções de amor, paixão e erotismo ali concebidas obedecem a certa lógica melodramática, responsável, em parte, por torná-la um grande sucesso editorial no período em destaque.

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Biografia do Autor

Roberta Manuela Barros de Andrade, UECE

Graduada em Comunicação Social, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto XII da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora da área de mídia e literatura.

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Publicado

2011-04-14