Concepções de montagem em Sokúrov: A síntese com duas vertentes do cinema russo.
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.133Palavras-chave:
Cinema Russo. Sokúrov. Teorias da MontagemResumo
Este artigo analisa as teorias e concepções de montagem cinematográfica de Serguei Eisenstein e Andrei Tarkóvski e seus pontos de contato com a prática de montagem do realizador russo Aleksandr Sokúrov (1953-). Esta análise tem como objeto central de investigação o filme documentário Hubert Robert, uma vida afortunada (Rússia, 26’, Cor, 1996). A análise dos procedimentos de montagem de Sokúrov é discutida à luz do conflito latente entre duas concepções teórico-práticas dos escritos de Tarkóvski e Eisenstein. No artigo procuro demonstrar como Sukúrov, neste filme, utiliza-se de procedimentos cruzados entre essas duas concepções, e a partir dos escritos sobre cinema dos formalistas russos, procuro sugerir que Sokúrov opera uma nova síntese com sua montagem, assemelhando-se àquilo que Boris Eikhenbaum propôs com o termo de discurso interior.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.