Concepções de montagem em Sokúrov: A síntese com duas vertentes do cinema russo.

Autores

  • Marcos Kahtalian UTP

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.133

Palavras-chave:

Cinema Russo. Sokúrov. Teorias da Montagem

Resumo

Este artigo analisa as teorias e concepções de montagem cinematográfica de Serguei Eisenstein e Andrei Tarkóvski e seus pontos de contato com a prática de montagem do realizador russo Aleksandr Sokúrov (1953-). Esta análise tem como objeto central de investigação o filme documentário Hubert Robert, uma vida afortunada (Rússia, 26’, Cor, 1996). A análise dos procedimentos de montagem de Sokúrov é discutida à luz do conflito latente entre duas concepções teórico-práticas dos escritos de Tarkóvski e Eisenstein. No artigo procuro demonstrar como Sukúrov, neste filme, utiliza-se de procedimentos cruzados entre essas duas concepções, e a partir dos escritos sobre cinema dos formalistas russos, procuro sugerir que Sokúrov opera uma nova síntese com sua montagem, assemelhando-se àquilo que Boris Eikhenbaum propôs com o termo de discurso interior.

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Biografia do Autor

Marcos Kahtalian, UTP

Graduado em Comunicação Social pela UFF, Mestre em Multimeios pela Unicamp, Doutorando em Comunicação e Linguagens pela UTP

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Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Artigos