O espaço do documentário e da vídeoreportagem na televisão brasileira: uma contribuição ao debate

Auteurs

  • Ivete Cardoso do Carmo-Roldão PUC-Campinas
  • Rogério Eduardo Rodrigue Bazi PUC-Campinas
  • Ana Paula Silva Oliveira PUC-Campinas

DOI :

https://doi.org/10.22409/contracampo.v2i17.354

Mots-clés :

comunicação, documentário, reportagem, telejornalismo

Résumé

Contribui com o debate existente no interior dos cursos de jornalismo acerca das concepções de produção do documentário e as diferenças e semelhanças existentes entre ele e o vídeo-reportagem, realizada exclusivamente pela e para a televisão. A escassa bibliografia sobre a relação entre documentário e vídeo-reportagem na televisão motivaram o desejo e a necessidade de escrever o presente artigo. A reflexão inicia com a história do documentário na TV brasileira para que seja possível compreender a complexa relação entre cinema, documentário, televisão e telejornalismo. A fim de buscar elementos que auxiliem a discussão, foram analisados três aspectos: abordagem, formato e produção dos dois gêneros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Ivete Cardoso do Carmo-Roldão, PUC-Campinas
    Doutora em Ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo, p rofessora de Telejornalismo da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, membro do grupo de pesquisa comunicação e Politica.
  • Rogério Eduardo Rodrigue Bazi, PUC-Campinas
    Doutorem ciências da comunicação peta Universidade de São Paulo, professor da Faculdade de Jornalismo e no Mestrado em ciência da Informação da PUC-Campinas, Líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Uso da Informação
  • Ana Paula Silva Oliveira, PUC-Campinas
    Mestre em comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Téléchargements

Publiée

2007-12-01