Procedimentos de construção da imagem do povo e do cineasta em Santo Forte, filme de Eduardo Coutinho

Autores

  • Marina Soler Jorge UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v2i17.355

Palavras-chave:

Imagem do povo, imagem do cineasta, Santo Forte, Eduardo Coutinho

Resumo

Este artigo procura analisar a imagem do povo no filme Santo Forte, de Eduardo Coutinho. Procuramos mostrar que, a partir dos procedimentos de valorização da imagem do povo, o que temos neste filme é a valorização da imagem do cineasta. Para valorizar a imagem do cineasta, procedimentos diversos serão utilizados: uma aparente naturalidade da entrevista, a transmissão da sensação de "verdade" popular, e a tentativa de mostrar uma intimidade entre entrevistado e entrevistador. As entrevistas, no entanto, quando nos esforçamos para ver que está por trás das aparências mais imediatas de Santo Forte, revelam que o grande personagem deste filme não é o povo, mas o cineasta.

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Biografia do Autor

Marina Soler Jorge, UNIFESP

Marina Soler Jorge é mestre em Sociologia pela Unicamp, doutora em Sociologia pela USP e pós-doutoranda em Sociologia na Unicamp. Este artigo é resultado de pesquisa financiada pela Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

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Publicado

2007-12-01