A ética do documentário: o Rosto e os outros

Autores

  • César Guimarães UFMG
  • Cristiane da Silveira Lima UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v2i17.356

Palavras-chave:

documentário, ética, mediação

Resumo

Este artigo analisa alguns componentes da dimensão ética implicada nos procedimentos expressivos do documentário e critica o privilégio concedido à relação sujeito-objeto como traço definidor da noção de "representação do outro". Em contraposição a essa perspectiva, o artigo reivindica que a abordagem da questão ética no documentário deve ser buscada no plano da escritura fílmica, tomada como uma mediação - de natureza intersubjetiva - entre a aparição singular do Outro individualizado e a alteridade indistinta dos vários outros da vida social.

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Biografia do Autor

César Guimarães, UFMG

Doutor em Literatura Comparada pela FALE-UFMG, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e pesquisador junto ao CNPq.

Cristiane da Silveira Lima, UFMG

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e bolsista da FAPEMIG (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).

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Publicado

2007-12-01