O Produtivo Tempo Livre dos Jovens: representações do consumo do tempo na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.196Palavras-chave:
juventude, empreendedorismo, mídiaResumo
Este artigo pretende investigar as recentes transformações nos usos do tempo livre juvenil. Diante da observação de representações midiáticas que encenam adolescentes empreendendo e produzindo em seus momentos de lazer e diversão, sugerimos poder estar presenciando o crescimento e a naturalização de uma mentalidade empreendedora entre os jovens. Não mais apenas detentores do direito de consumir, torna-se recorrente, no discurso midiático, a legitimação de um dever de produzir entre os adolescentes – nem que seja a subjetiva produção de si como capital humano a ser aperfeiçoado. Tal hipótese se edifica diante da observação do consumo do tempo livre juvenil encenado e retratado na mídia; tempo livre este que se torna tanto mais valorizado quanto mais produtivo seja. Para embasar a argumentação, fazemos uma análise comparativa de duas séries de TV voltadas para o público jovem, complementando-as, ainda, com matérias jornalísticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-08-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.