A Retórica que Veio do Espaço: imaginação sentimental, razão oculta e fronteiras da ficção no cinema de horror contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i25.279Palavras-chave:
Horror. Realismo. Desconhecido.Resumo
Este trabalho investiga filmes de horror que amparam suas narrativas em modos de condução estética e historicamente realistas para respaldar proposições ficcionais excessivas. Toma-se como objeto deste problema filmes recentes que tematizam os mistérios dos mundos extraterrenos, como Contatos de 4˚ Grau (2009) e Apollo 18 (2011). Partindo do pressuposto de que as obras convocam uma atmosfera de dúvida sobre o senso comum do receptor, debate-se a questão dos afetos condicionados pela retórica da imaginação e pelo engajamento sensorial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-01-08
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.