Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória

Autores

  • Mônica Rebecca Ferrari Nunes Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, PPGCOM

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i25.272

Palavras-chave:

Consumo musical, cosplay, culturas juvenis

Resumo

Este trabalho integra o projeto de pesquisa Comunicação, consumo e memória: cosplay e culturas juvenis, em realização junto ao PPGCOM–ESPM. Fundamentado nos conceitos propostos pela Escola de Tártu-Moscou sobre cultura e memória e nos estudos contemporâneos sobre comunicação, cultura e consumo, este paper traz os resultados parciais sobre a subcultura cosplay com base no evento Anime Party 2012 e Anime Dreams 2012. Aqui, as bandas formadas pelos cosplayers, os repertórios musicais consumidos são textos culturais responsáveis por processos de construção de memórias e de vínculos essenciais à permanência desta cena juvenil. Investiga-se a paisagem sonora da cena cosplay, pois a música, como sistema sígnico, tem participação decisiva nesta semiosfera que reúne igualmente concursos de “animekês” e games musicais.

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Biografia do Autor

Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, PPGCOM

Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM - ESPM, SP, onde desenvolve pesquisa sobre Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS,Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França (1995). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Atua no Centro de Estudos de Música e Mídia, Musimid, ECA-USP, desde 2004. Autora de livros, artigos, comunicações (nacionais e internacionais) e conferências na área de Comunicação, trabalhando a interface: lógicas e estratégias da produção midiática/culturas do consumo/juventudes e processos de memória. Participa de conselhos consultivos de Periódicos Científicos na área de Comunicação e atua como parecerista ad hoc na FAPESP. É também escritora de ficção.

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Publicado

2013-01-08

Edição

Seção

Artigos