Espectatorialidade no diálogo cine/TV.
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i08.430Palavras-chave:
1. Intertextualidade 2. Recepção 3. RealidadeResumo
O autor fala do modo de interação que um tipo de programa de televisão, ou tema, tem com o público espectador. A idéia por trás dessa interação passa pela identificação e envolvimento do espectador com o conteúdo ou personagem que, especificamente na TV, também pressupõe uma busca pelo realismo da mensagem. Para o autor, essa identificação dá-se em função da própria natureza da representação televisiva:programação, produção, tecnologia, condições de acesso, recepção e estratégias narrativas. Envolver através da narrativa é buscar um tipo especifico de olhar da câmera, olhar esse que vem sendo recentemente explorado através das câmeras ocultas e da criação de situações que encontram forte analogia a experiência de viver do ser humano. Episódios como o da Favela Naval, em Diadema, e o da Cidade de Deus, no Rio, em 1997, e, posteriormente, os chamados reality-shows têm explorado tais 35 situações, que, segundo o autor, respondem por parte do grande sucesso desse tipo de programa para além do óbvio voyeurismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2003-06-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.