Modernidades, mídia e transição política - reflexões sobre os processos no Brasil e na Rússia

Autores

  • Jan Ekecrantz University College of South Stockholm
  • Maria Castro UNICAMP
  • Rousiley Maia University of Nottingham

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i09.440

Palavras-chave:

1. Sistema midiático 2. Globalização 3. Transição democrática 4. Espaço público

Resumo

Neste artigo, partimos de estudos da história comparativa da mídia aplicada às chamadas sociedades de transição. Exploramos dois casos exemplares, o Brasil e a Rússia, representando diferentes trajetórias em direção às modernidades midiáticas, expressando processos peculiares de transição democrática. Nossa pretensão é apresentar algumas perspectivas do estudo comparativo de sistemas de mídia - no contexto recente de pós autoritarismo e de pós-comunismo, respectivamente - a partir de uma orientação histórica, que recoloca o problema da mudança versus permanência e de uma abordagem comparativa, que direciona o foco da 7 análise para a diferença versus similaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jan Ekecrantz, University College of South Stockholm

Jan Ekecrantz, doutor em Sociologia pela Uppsala university em 1971, é professor titular e diretor do Programa de Pesquisa Media Societies .

Maria Castro, UNICAMP

Maria Céres P. S. Castro, doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP em 1993, é coordenadora chefe do Centro de Comunicação da UFMG e integrante do Núcleo de pesquisa sobre mídia e espaço publico, do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, na condição de professora aposentada;

Rousiley Maia, University of Nottingham

Rousiley C. M. Maia, doutora em Ciência Política pela University of Nottingham (Inglaterra) em 1992 é, professora e pesquisadora do CNPq, no Departamento de Comunicação Social da UFMG. Atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMG.

Downloads

Publicado

2003-12-17