Capitalismo, esfera pública global e o debate em torno da televisão digital terrestre no Brasil

Auteurs-es

  • Valério Britto UNISINOS
  • César Bolaño UFS

DOI :

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i09.441

Mots-clés :

1. Economia política da Comunicação 2. Políticas de Comunicação 3. Comunicação e Capitalismo 4. História da Comunicação

Résumé

O objetivo deste trabalho é debater as possibilidades e contradições da esfera pública no capitalismo contemporâneo. Neste quadro, é enfocado o papel das tecnologias comunicacionais (especialmente a TV digital terrestre) como espaço público, trabalhando-se teoricamente e apontando-se para suas possibilidades democráticas. O artigo analisa o quadro atual da televisão brasileira, numa abordagem teórico-metodológica a partir da Economia Política da Comunicação. Nessa perspectiva, há um delineamento das tendências deste mercado e do conjunto de instrumentos reguladores que atestam o papel do Estado no âmbito da cultura.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Valério Britto, UNISINOS
    Valério Cruz Brutos Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo e Direito, com especialização em Ciência Politica, desenvolve estudos nu área da Economia Politica da Comunicação, com ênfase no audiovisual.
  • César Bolaño, UFS
    César Ricardo Siqueira Bolaño Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde coordena o Observatório de comunicação (Obscom), e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicanip). Jornalista graduado pela Escola de comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Téléchargements

Publié

2003-12-17