Capitalismo, esfera pública global e o debate em torno da televisão digital terrestre no Brasil

Autores

  • Valério Britto UNISINOS
  • César Bolaño UFS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i09.441

Palavras-chave:

1. Economia política da Comunicação 2. Políticas de Comunicação 3. Comunicação e Capitalismo 4. História da Comunicação

Resumo

O objetivo deste trabalho é debater as possibilidades e contradições da esfera pública no capitalismo contemporâneo. Neste quadro, é enfocado o papel das tecnologias comunicacionais (especialmente a TV digital terrestre) como espaço público, trabalhando-se teoricamente e apontando-se para suas possibilidades democráticas. O artigo analisa o quadro atual da televisão brasileira, numa abordagem teórico-metodológica a partir da Economia Política da Comunicação. Nessa perspectiva, há um delineamento das tendências deste mercado e do conjunto de instrumentos reguladores que atestam o papel do Estado no âmbito da cultura.

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Biografia do Autor

Valério Britto, UNISINOS

Valério Cruz Brutos Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo e Direito, com especialização em Ciência Politica, desenvolve estudos nu área da Economia Politica da Comunicação, com ênfase no audiovisual.

César Bolaño, UFS

César Ricardo Siqueira Bolaño Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde coordena o Observatório de comunicação (Obscom), e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicanip). Jornalista graduado pela Escola de comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2003-12-17