Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i12.561Palavras-chave:
jornalismo, sensacionalismo, Lugar de Fala.Resumo
O artigo apresenta o conceito de Lugar de Fala como instrumento teórico metodológico para delinear especificidades a serem consideradas na análise do segmento popular da grande imprensa. Parte da noção de que os jornais se transfiguram para falar a diferentes leitores por motivos tanto mercadológicos como comunicacionais. Os jornais de referência e os ligados ao segmento popular falam de lugares diferentes, concedem espaços variáveis ás vozes oficiais e populares em suas páginas e seus discursos são aceitos em lugares diversos. Com o conceito de Lugar de Fala, demonstramos a importância de o jornalismo ser pensado e analisado em consonância com o mercado simbólico para o qual é produzido, o que não significa aceitar sua subordinação ao mercado, mas sim compreender sua conexão com o mundo popular.Downloads
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Publicado
2005-07-31
Edição
Seção
Artigos
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