Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i12.569Palavras-chave:
Rizoma, Meios, Comunidades virtuais, Comunidade, sociabilidade.Resumo
Ao analisar a partir de uma breve relação entre o conceito de Rizoma de Guies Deleuze e Félix Guattari e da metáfora criada por Jorge Luis Borges, o Aieph, compreendendo também um vinculo com o pensamento sobre o meio, pretende-se com esse artigo discutir um pouco mais sobre a comunidade virtual, Orkut, que movimenta uma legião de internautas. Pensar o conceito de comunidade através de uma nova forma de pensar o meio digital levando em conta seu caráter de uma nova constituição sobre democracia e nos limites das multiplicidades no contemporâneo pode ser detectar que o fenômeno possui uma dimensão ainda não conhecida de sua potencialidade e de seu poder de transformar as relações, constituindo uma nova subjetividade do mundo em rede. Na esteira do pensamento sobre os blogs, o Orkut surgiria como só mais uma novidade ou estabeleceria novas possibilidades de ler o ativismo na rede e a própria noção de comunidade? Essa questão sintetiza a idéia dessas linhas pensando que uma 'ciberutopia' pode surgir das comunidades virtuais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2005-07-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.