Quanto vale ou é por quilo? Imagens-máscara dos excluídos, da era braçal à digital
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i13.451Palavras-chave:
imagens-máscara, inclusão digital, indústria da filantropia.Resumo
Este ensaio é uma tentativa de contextualizar o aspecto comunicativo do cinema brasileiro contemporâneo, enfocando o filme mais recente de Sérgio Bianchi, Quanto vale ou é por quilo?", em três aspectos fundamentais: em sua montagem estética de fotos baseadas na pesquisa dos depoimentos nos autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, em sua adaptação comparativa do conto 'Pai contra 'Mãe", de Machado de Assis, e em sua comprovação da inviável proposta das ONGs de minimizar desigualdades sociais e raciais. Estes aspectos estão aqui representados por três Imagens- máscara que, acredito, traduzem a essência da tese do filme-ensaio de Bianchi: imagens-máscara de simulação, imagens-máscara de punição e imagens-máscara de dissimulação, respectivamente. Conceitos de Brecht sobre a dialética do distanciamento, de Eisenstein sobre a montagem justaposta, de Susan Sontag sobre fotos posadas e de Bons Kossoy sobre realidade externa e interna da fotografia são referenciais teóricos fundamentais para esta análise.Downloads
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2005-12-01
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Seção
Artigos
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