Dick Tracy, o filme high concept e o cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i13.499Palavras-chave:
cinema, high concept, pós-clássico, Nova Hollywood, espectadorResumo
Dick Tracy (Warren Beatty, 1990) é um exemplo bastante consistente do que o meio cinematográfico norte-americano tem denominado "high concept i-novie". Caracterizados pelo excesso estilístico e pela fragilização da narrativa, e considerados a manifestação central de um suposto cinema hollywoodiano pós-clássico ("post-classical Hollywood cinema"), estes filmes são o produto de uma inédita determinação da forma por aspectos mercadológicos e industriais. O trabalho de estilização realizado sob a moldura de uma narrativa simples, porém modular - verifica-se uma autonomização de seções do filme que excedem, individualmente, aos requisitos da narrativa - oferece os ícones, imagens e descrições telegráficas da trama utilizados como ganchos de marketing. Tomando como objeto analítico o filme de Beatty, o artigo procura apontar as implicações deste formato textual e mercadológico do filme high concept sobre os modos de espectatorial idade cinematográfica contemporâneos, pensando o seu entendimento como contribuição para o permanente esforço do cinema brasileiro com vistas à conquista de mercado e repercussão cultural.Downloads
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Publicado
2005-12-01
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Seção
Artigos
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