"O jornalismo está morto, viva o jornalismo!": reflexões sobre usos e práticas de comunicação

Autores

  • Ana Enne UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i16.389

Palavras-chave:

jornalismo, práticas comunicacionais, informação e contra-hegemonia

Resumo

Neste artigo, estamos propondo uma discussão, a partir da afirmação de Inácio Ramonet sobre o fim do jornalismo autônomo na contemporaneidade, acerca do que se entende por jornalismo e de sua atuação no âmbito da esfera pública. Partindo do princípio de que a produção imediatista de informações criticada por Ramonet diz respeito, no caso brasileiro, a diversas práticas monopolistas, argumentamos que, em outras esferas de mediação, o jornalismo segue vivo e forte, através de práticas de comunicação que fazem uso das mais diversas tecnologias em luta acirrada contra modelos hegemônicos de informação.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Artigos