A imagem como metáfora do desejo
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i16.401Palavras-chave:
imagem, midia, metáforasResumo
A questão da imagem e da mídia nos leva à necessidade de um suporte de imagem no qual o invisível (o objeto ideia) e o visível (o objeto concreto) formam uma unidade medial em busca de um sentido, O "objeto ideia" é um lugar virtual de verdade e a 'metáfora sensorial" é a identidade de uma humanidade solta do elemento de fascinação exercido sobre nós pela confrontação entre a "imagem ideia", a "imagem fantasma" e o objeto concreto. As "metáforas sensoriais" são estocadas de maneira visível no "Ateliê de Imagens", qualquer que seja seu enquadramento. A imagem fantasma sai de uma matriz virtual (o Ateliê Intimo) obrigando os fantasmas e idéias a desenvolver novas modalidades de percepção e reagir a novas técnicas de representação. No "ateliê de imagens", o objeto concreto serve então de suporte para a imagem fantasma. A questão é antes de saber como as emoções transformam-se em imagens metafóricas e quando elas entram no campo simbólico do ato físico da palavra e do ato social da comunicação sensorial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-06-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.