Objetividade e credibilidade midiática: reflexões sobre uma suposta conexão

Autores

  • René Seidenglanz
  • Liriam Sponholz

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i19.424

Palavras-chave:

Objetividade. Realidade. Conhecimento. Credibilidade. Jornalismo.

Resumo

As informações transmitidas pela mídia têm credibilidade porque são corretas ou são "corretas" porque acredita-se que sejam? Credibilidade pode ser reduzida a objetividade? Até que ponto existe uma relação entre objetividade e credibilidade e que tipo de relação é esta? Os autores desenvolvem aqui a tese de que credibilidade é determinada por uma série de fatores, dentro da qual a adequação das informações à realidade tem um papel secundário. Além disso, determinados rituais de objetividade como neutralidade e fairness (o principio de ouvir os dois lados) podem contribuir para dar credibilidade, mas não estão necessariamente ligados à adequação de uma cobertura jornalística à realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-06-29