Apostando nos riscos: como a Veja apresenta o nosso futuro

Autores

  • Ieda Tucherman Escola de Comunicação - UFRJ
  • Cecilia C.B. Cavalcanti Escola de Comunicação - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i26.271

Palavras-chave:

Revista Veja, crise, medo

Resumo

Este artigo procura refletir o papel dos meios de comunicação, no caso a revista Veja, nos nossos desenhos de futuro, nos quais, a sensação de medo derivada da ideia de crise tem presença permanente, tanto na referência às crises econômicas locais e mundiais, quanto à crise ambiental. Dividido em três partes, apresentamos um quadro conceitual seguido de uma amostra quantitativa e uma análise qualitativa, em torno das quais fazemos nossas considerações finais. A hipótese que sustenta nosso trabalho é que a Veja se coloca como uma arena que convoca e legitima a cada vez um tipo de saber, um discurso e uma retórica, oscilando entre um pessimismo histérico ou esclarecido, um tom realista ou informativo e um otimismo quase messiânico.

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Biografia do Autor

Ieda Tucherman, Escola de Comunicação - UFRJ

Doutora em comunicação e professora e pesquisadora do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ

Cecilia C.B. Cavalcanti, Escola de Comunicação - UFRJ

Cecilia C.B. Cavalcanti é Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Pos-doc na ECO-UFRJ e Bolsista FAPERJ/CAPES.

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Publicado

2013-04-25

Edição

Seção

Artigos