O testemunho do sofrimento como problema para as narrativas jornalísticas / The witness of suffering as a problem for journalistic narratives

Autores

  • Leandro Rodrigues Lage Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v27i0.572

Palavras-chave:

Testemunho, Narrativa, Jornalismo

Resumo

Propõe-se explorar o lugar ocupado pelo testemunho nas narrativas jornalísticas buscando compreendê-las em seu trabalho de mediação do sofrimento produzido por determinados acontecimentos sobre os indivíduos. Aborda-se o testemunho tanto sob a forma de artifício retórico fundado na pretensão à veracidade própria do jornalismo – à sombra do problema das fontes de informação – quanto nas implicações éticas que atravessam o gesto narrativo de enredamento de sujeitos sofredores – em que o testemunho diz respeito não somente à atestação do real, mas, principalmente, ao encontro com o outro possibilitado pelo jornalismo. Para tanto, lançamos mão de exemplos de narrativas televisivas, consideradas instâncias singulares de inquérito acerca do estatuto jornalístico do testemunho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Lage, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Comunicação pela UFMG e especialista em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Edição

Seção

Artigos