Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v27i0.301Palavras-chave:
Teoria da imagem. Mídia visual. Imprensa caricata.Resumo
Este artigo aborda os achados de pesquisa para verificar as estratégias de construção de significação em manifestações caricaturais do séc. XIX. Tomo como objeto de estudo os jornais rio-grandinos O Diabrete, Marui e Bisturi, tendo como problemática como o discurso visual é utilizado para atrair a atenção do leitor, orientar a interpretação, fornecer informações e, mesmo, popularizar a mídia jornal. O referencial teórico-metodológico apoia-se na Teoria da Imagem para analisar a significação das imagens a partir dos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares. O resultado considera que as manifestações caricaturais, ao orientarem a estratégia editorial, representam um novo gênero de comunicar, de estruturação simples, forte apelo de leitura e formação de opinião e destaca a força do traço como recurso para produção de informação com intuito jornalístico.Downloads
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Publicado
2013-09-05
Edição
Seção
Artigos
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