JORNALISMO POLÍTICO E IMAGEM PÚBLICA Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo / Political Journalism and Public Image: Dilma Rousseff and the O Estado de S. Paulo's Editorials

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal do Ceará
  • Camila MontAlverne Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i28.612

Palavras-chave:

Jornalismo político, Enquadramento, Editorial

Resumo

Sabe-se que a imagem pública dos representantes construída pelo Jornalismo constitui um dos fatores que influenciam a calibragem das preferências políticas dos cidadãos. Assim, pretende-se investigar, por meio do estudo dos editoriais publicados n'O Estado de S. Paulo, os enquadramentos do jornal que se ligam à construção da imagem da presidente Dilma Rousseff e do Governo que ela gerencia. São considerados os textos publicados em diferentes meses e semanas de 2012, totalizando 24 peças. Três principais eixos temáticos foram diagnosticados: Economia; Política; e Questões Sociais. Percebe-se que, embora o Jornalismo não seja o único fator a concorrer para a configuração da imagem pública dos agentes políticos, a importância de obter visibilidade positiva não pode ser desprezada, especialmente em produtos que dispõem de credibilidade junto à audiência.

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Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado em Comunicação Social (UFMG). Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Professor da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Camila MontAlverne, Universidade Federal do Ceará

Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias (PONTE/UFC). Bolsista CNPq.

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Publicado

2013-12-29