A música de Jean Wiener para Robert Bresson: crítica do contemporâneo? / The music of Jean Wiener for Robert Bresson: criticism of contemporary world?

Autores

  • Luíza Beatriz Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i28.573

Palavras-chave:

Robert Bresson, cinema, música

Resumo

Embora conhecido pelo uso do repertório clássico pré-existente como trilha musical de seus filmes, Robert Bresson não deixou de neles incluir a música do seu tempo. Destacamos as composições de Jean Wiener nos filmes A grande testemunha (1966), Mouchette (1967) e Uma mulher suave (1969). Se, por um lado, as canções, o rock e o jazz de Wiener são utilizados como crítica ao mundo contemporâneo, revelam também diversas ambiguidades dos personagens e das situações em que se encontram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luíza Beatriz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Comunicação pela UFRJ

Downloads

Publicado

2013-12-29