"Mães cuidam, pais brincam": metodologia, bastidores e resultados de uma pesquisa sobre publicidade e gênero / Mothers care, fathers play: methodology, backstage and results of a research on advertasing and gender

Autores

  • Laura Guimarães Corrêa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i28.578

Palavras-chave:

publicidade de homenagem, maternidade, paternidade, metodologia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a metodologia e os principais resultados obtidos em pesquisa de doutorado sobre a publicidade de homenagem destinada a mães e pais. As ferramentas de recorte e apropriação da empiria são descritas, assim como os processos nos bastidores da pesquisa. As conclusões da tese apontaram para a permanência das funções de cuidado na esfera materna, com algumas importantes e ambivalentes inserções do pai nessa atividade. Nas peças analisadas, há diversidade e mobilidade nas representações de pais, enquanto os anúncios e comerciais relacionados às mães confirmam a manutenção e fixidez de normas e valores tradicionais para a maternidade, pendendo para estereótipos e construções solidificadas. Alguns indícios de transformações e deslocamentos nas relações parentais e de gênero foram encontrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Guimarães Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do curso de graduação e do PPGCOM em Comunicação da UFMG. Mestre e doutora em Comunicação Social pela UFMG. Integrante do Gris - Grupos de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade

Downloads

Publicado

2013-12-29