Imersão em realidades ficcionais / Immersion in fictional realities

Autores

  • João Massarolo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Dario Mesquita Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i29.647

Palavras-chave:

Imersão, Narrativa transmídia, Mundo ficcional.

Resumo

Este artigo discute a imersão na construção de mundos de histórias nas múltiplas plataformas de mídia, levando em consideração as abordagens teóricas que denotem sua natureza lúdica, assim como os aspectos da imersão sensorial, cognitiva e emocional. Neste contexto, as experiências que relacionam atividades cotidianas e a vivência de mundos ficcionais, envolvem os sujeitos em ações interativas e colaborativas pelas zonas imersivas em que se desenvolvem os mundos de histórias. Atividades lúdicas que expandem a noção de experiência com as realidades ficcionais, que viabilizam possibilidades criativas para o uso coordenado de mídias distintas a fim de estabelecer um mundo fortemente imersivo, no limiar entre o ficcional e o não ficcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Massarolo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, “São Carlos / 68” e “O Quintal dos Guerrilheiros”. Publicou: Narrativa Transmídia: a arte de construir Mundos (2011), Das possibilidades narrativas nas plataformas de mídia (2012), e Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas (2013), entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos; Coordenador do grupo GEMInIS e Editor da Revista GEMInIS.

Dario Mesquita, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Assistente do Curso de Imagem e Som da UFSCar. Mestre em Imagem e Som pelo PPGIS/UFSCar. Membro do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) e do OBITEL/UFSCar.

Downloads

Publicado

2014-04-30