Imersão em jogos narrativos de videogame / Immersion in narrative video games

Autores

  • Gustavo Audi Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fátima Régis Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i29.632

Palavras-chave:

Videogame. Narrativa. Imersão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de Imersão como elemento na construção de experiência na prática de jogos narrativos de videogame. Em uma sociedade repleta de estímulos, torna-se essencial para qualquer mídia conseguir atrair e manter a atenção do usuário sobre si. No caso do jogo narrativo de videogame, a atenção é o primeiro passo para um algo maior: a imersão. Esta é um estado em que o jogador tem a sensação de controlar um personagem e de fazer parte de um mundo ficcional. A imersão permite ao jogador esquecer que está apenas jogando e passar horas na prática de uma mesma atividade.

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Biografia do Autor

Gustavo Audi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação pela UERJ. Mestre em Comunicação pela UERJ

Fátima Régis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Pós-Doutoranda em Comunicação e Informação no PPG-Comunicação da UFRGS. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

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Publicado

2014-04-30