Os quadros da experiência videolúdica e a distribuição dos recursos de atenção no jogos de RPG online: uma alternativa à noção de imersão

Christophe Duret

Resumo


O termo "imersão", quando aplicado a RPG
e a videogames, refere-se a fenômenos
que, às vezes, estão relacionados à
percepção e, às vezes, à psicologia.
Significa uma sensação do jogador em
relação à diegese do jogo, a estórias
criadas durante a interação com o jogo em
si ou com o personagem. Imersão,
portanto, surge como um conceito, cuja
utilidade para estudos de jogos parece
estar comprometida pela multiplicidade
dos fenômenos que envolve. Logo, nossa
proposta é, por um lado, desvendar os
diferentes significados da imersão por
meio de uma revisão da literatura e, por
outro, oferecer uma alternativa a esta
ideia, com a proposta de um modelo
explicativo que inclui os fenômenos
relacionados juntamente com os conceitos
de distribuição de recursos de atenção e da
estrutura da experiência videolúdica

Palavras-chave


Estudos de jogos; imersão, Role Playing Games Online

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DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i29.661

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Qualis: B1
ISSN: 2238-2577