Comunicação e automação no metrô de Paris: primeiras interfaces

Autores

  • Janice Caiafa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i30.671

Palavras-chave:

Processos Comunicativos, Inovação Tecnológica, Metrô.

Resumo

Este texto apresenta alguns resultados da pesquisa que realizo sobre a reconfiguração dos circuitos comunicacionais na Linha 14 e na Linha 1 do metrô de Paris, as duas linhas da rede em que a condução dos trens é totalmente automatizada. A automação integral da condução trouxe consigo a introdução de um novo modelo organizacional que tende a se generalizar para todo o sistema e que implica uma redistribuição da presença humana, junto com a maquínica. Aqui examinamos as ressonâncias dessas mudanças nas primeiras interfaces que o usuário precisa construir, à entrada do metrô, para poder viajar. Tentamos elucidar as modalidades comunicativas que acompanham a divisão de trabalho particular entre humanos e máquinas que parece ter se estabelecido ali, em parte como resultado dessas interferências no meio sociotécnico do metrô.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janice Caiafa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em antropologia pela Cornell University, E.U.A., Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Pesquisadora convidada do Centre de Sociologie de l'Innovation da École Nationale Supérieure des Mines de Paris, com o apoio da CAPES.

Downloads

Publicado

2014-08-31