Comunicação e automação no metrô de Paris: primeiras interfaces
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i30.671Palavras-chave:
Processos Comunicativos, Inovação Tecnológica, Metrô.Resumo
Este texto apresenta alguns resultados da pesquisa que realizo sobre a reconfiguração dos circuitos comunicacionais na Linha 14 e na Linha 1 do metrô de Paris, as duas linhas da rede em que a condução dos trens é totalmente automatizada. A automação integral da condução trouxe consigo a introdução de um novo modelo organizacional que tende a se generalizar para todo o sistema e que implica uma redistribuição da presença humana, junto com a maquínica. Aqui examinamos as ressonâncias dessas mudanças nas primeiras interfaces que o usuário precisa construir, à entrada do metrô, para poder viajar. Tentamos elucidar as modalidades comunicativas que acompanham a divisão de trabalho particular entre humanos e máquinas que parece ter se estabelecido ali, em parte como resultado dessas interferências no meio sociotécnico do metrô.Downloads
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Publicado
2014-08-31
Edição
Seção
Artigos
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