Materialidades mediais. Notas sobre uma perspectiva pós-hermenêutica

Autores

  • Maurício Liesen Universidade de São Paulo / Pós-Doutorando

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v33i2.761

Palavras-chave:

Materialidades, Pós-hermenêutica, Teoria Negativa dos Media, Teoria da Comunicação

Resumo

A materialidade é um ponto cego teórico. É uma resistência, uma opacidade, uma negatividade: ela não pode ser tematizada por aquilo que ela carrega. Ela não pode ser representada. Para expor essa característica medial, este trabalho recorre às obras de Hans-Ulrich Gumbrecht e Dieter Mersch. Ambos fundamentam um campo denominado de pós-hermenêutico, no qual a materialidade emerge como um conceito-chave para se apreender as dimensões mediais e comunicacionais que estão para além ou aquém do sentido. Este texto busca compor uma breve introdução ao conceito de materialidade para as teorias dos media e da comunicação.

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Biografia do Autor

Maurício Liesen, Universidade de São Paulo / Pós-Doutorando

Maurício Liesen é pós-doutorando da Universidade de São Paulo e pesquisador do Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2014), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2007), entre 2012 e 2014 ele também atuou como pesquisador visitante do Instituto de Artes e Media da Universidade de Potsdam, Alemanha.

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Publicado

2015-12-17