Como Fazer do Ato de Memória uma Forma? Composições fotográficas da ausência e a crítica dos processos memorialísticos na imagem
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i1.845Palavras-chave:
Fotografia, Memória, Composição.Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar os efeitos de sentido e as técnicas de composição utilizadas nas obras fotográficas de Fred Ramos, Tom Kiefer, Shawn Clover, Sergey Larenkov, Jo Hedwig Teeuwisse e Michael Danckaarts. As obras estudadas urdem duas formas visuais da composição memorialística em fotografia, de forma que ao passo que as obras de Ramos e Kiefer trabalham a partir de uma construção dialética entre a lembrança e o esquecimento na imagem, Clover, Larenkov, Teeuwisse e Danckaarts irão construir proposições metafóricas dos processos de apreensão do passado. Ambos os conjuntos, contudo, não apenas apresentam a memória como objeto de representação, mas urdem uma crítica imagética a todo ato memorialístico, problematizando seus pressupostos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-04-27
Edição
Seção
Ensaios Temáticos
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.