Midiativismo em processos de comunicação ambiental engendrados por organizações ambientalistas: discussões e proposições
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i2.1018Palavras-chave:
Organizações ambientais, ONGs, Comunicação ambiental, Midiativismo, Sociedade civil organizada.Resumo
O presente trabalho é um ensaio prático-conceitual que analisa as estratégias midiativistas e suas possibilidades no âmbito da comunicação ambiental, a partir de discussões teóricas sobre o tema e de reflexões sobre as práticas das ONGs ambientalistas, observadas pelas autoras em investigações sistemáticas anteriores. A internet possibilita uma renovação da linguagem, dos recursos técnicos, das propostas de interação e participação, assim como da construção coletiva de informação e opinião. Mas as análises apontam que as organizações ainda ensaiam sua imersão no universo cibernético e reproduzem, na sua experiência comunicativa, a lógica da mídia convencional, perdendo a oportunidade de democratizar e ampliar a discussão ambiental.
Downloads
Referências
BOTTONI, Bárbara Delavald. Mídia Ninja e os processos produtivos: jornalismo ou ativismo?. Monografia (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 19 de março de 2015. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/handle/10737/684>. Acesso em: 19 abr. 2016.
CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede: filtros, vitrines, notícias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
CASTELLS, Manuel. Inovação, liberdade e poder na era da informação. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, pp. 225-232.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança – movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.
DI FELICE, Massimo; TORRES, Julliana C.; YANAZE, Leandro K. H. Redes Digitais e sustentabilidade: as interações com o meio ambiente na era da informação. São Paulo: Annablume, 2012.
DI FELICE, Massimo. Das tecnologias da democracia para as tecnologias da colaboração. In: DI FELICE, Massimo. Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008, pp. 17-62.
KELLNER, Douglas. Cultura da mídia e triunfo do espetáculo. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, pp. 119-140.
FREIRE FILHO, João. Moda, estilo de vida e distinção social: quando o brega vira fashion. In: VILLAÇA, Nízia; CASTILHO, Kathia (Orgs.). Plugados na moda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006, pp. 31-41.
LEMOS, André. Prefácio: Nova esfera conversacional. In: MARQUES, Ângela; COSTA, Caio Túlio; COSTA, Carlos; COELHO, Cláudio Novaes Pinto; KÜNSCH, Dimas; BUITONI, Dulcília et al. (Orgs.). Esfera pública, Redes e Jornalismo. Rio de Janeiro: E-papers, 2009, pp. 9-31.
GÓMEZ, Guilherme Orozco. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, pp. 81-98.
MAIA, Rousiley C. M.; MARQUES, Ângela C. S.; MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Interações mediadas e deliberação pública: a articulação entre arenas discursivas. In: PRIMO, Alex et al. (Orgs.). Comunicação e interações. Porto Alegre: Sulina, 2008, pp. 93-110.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, pp. 51-81.
MATOS, Heloiza. Capital social e comunicação: interfaces e articulações. São Paulo: Summus, 2009.
MAZZARINO, Jane Marcia. O campo e a construção do capital comunicacional socioambiental. Revista de Ciências Ambientais - UnilaSalle, vol. 6, n. 2, 2012. Disponível em:
<http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca/article/view/419/765>. Acesso em: 20 abr. 2016.
MAZZARINO, Jane. Midiatização de notícias nas mídias de ONGs ambientalistas no espaço virtual. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, 2014. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/resumos/R9-0349-1.pdf> Acesso em: 5 ago. 2016.
MAZZARINO, Jane Marcia. Capital comunicacional socioambiental e educomunicação na midiatização de organizações da sociedade civil: aproximações entre si e com o campo jornalístico. Revista de Ciências Ambientais - UnilaSalle, vol. 10, 2016, pp. 75-89.
MIGUEL, Katarini G; MAZZARINO, Jane Marcia. A crise da água no Facebook: estudo comparativo da comunicação em rede das ONGs ambientalistas. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2015. Disponível em:
<http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/busca.htm?query=KATARINI>. Acesso em: 4 ago. 2016.
MIGUEL, Katarini G. Pensar a cibercultura ambientalista: comunicação, mobilização e as estratégias discursivas do Greenpeace Brasil. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, 2014.
MIGUEL, Katarini G. O discurso ambientalista pelas vítimas da moda. In: GONÇALVES, Elizabeth M. (Org.) Práticas Comunicacionais: Sujeitos em (re) ação. São Bernardo do Campo: Universidade Metodistas de São Paulo, 2013, pp. 179-198.
MIGUEL, Katarini G; VILAR, Camila. A comunicação ambiental em MS: estudo das possibilidades informativas das ONGs Ecoa e SOS Pantanal. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2016, Goiânia. Anais... Goiânia, 2016.
MUSSO, Pierre. Ciberespaço, figura reticular da utopia tecnológica. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006, pp. 191-224.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011.
PINTO, Rafaela C.; FOSSÁ, Maria Ivete T. Estratégias ativistas do Greenpeace para inclusão e ampliação da visibilidade e da discutibilidade da temática ambiental na esfera pública. In: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación – ALAIC, 2012, Montevideo. Anais Eletrônicos... Montevideo, 2012. Disponível em:
<http://alaic2012.comunicacion.edu.uy/sites/default/files/gt8_caetano_rafaela_0.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2014.
RUDIGER, Francisco. A reflexão teórica em cibercultura e a atualidade da polêmica sobre a cultura de massa. São Paulo: Matrizes, 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/1430/143022280003/>. Acesso em: 10 mai. 2016.
SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Esfera pública interconectada, blogosfera e redes sociais. In: MARQUES, Ângela; COSTA, Caio Túlio; COSTA, Carlos; COELHO, Cláudio Novaes Pinto; KÜNSCH, Dimas; BUITONI, Dulcília et al. (Orgs.). Esfera pública, Redes e Jornalismo. Rio de Janeiro: E-papers, 2009, pp. 70-89.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: Uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
TRAQUINA, Nelson. O Estudo do Jornalismo no Século XX. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.
UGARTE, Davi. El poder de las redes. Madrid: Biblioteca de las Indias Eletrónicas, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.