Eleições 2016 nas fanpages dos jornais regionais: o Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.1056Palavras-chave:
Journalism, digital social networks, election campaign, content analysis, BrazilResumo
Este artigo discute como as redes sociais digitais contribuem com o debate político-eleitoral. A pesquisa envolve duas vertentes teóricas, sendo uma relacionada à centralidade da cobertura eleitoral e a outra tratando das redes sociais como um espaço de distribuição e circulação de conteúdos jornalísticos. A partir disso, analisa-se o conteúdo publicado nas páginas do Facebook de nove jornais do Nordeste - O Estado do maranhão (MA), Meio Norte (PI), O Povo (CE), Tribuna do Norte (RN), A Tarde (BA), Jornal da Paraíba (PB), Diário de Pernambuco (PE), Gazeta de Alagoas (AL) e Jornal da Cidade (SE) – durante o período eleitoral de 2016. Com este recorte, o objetivo é identificar a visibilidade dada ao tema político-eleitoral, aos candidatos e aos subtemas de campanha. No total, foram categorizadas 9.993 postagens.
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