Eleições 2016 nas fanpages dos jornais regionais: o Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral

Autores

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.1056

Palavras-chave:

Journalism, digital social networks, election campaign, content analysis, Brazil

Resumo

Este artigo discute como as redes sociais digitais contribuem com o debate político-eleitoral. A pesquisa envolve duas vertentes teóricas, sendo uma relacionada à centralidade da cobertura eleitoral e a outra tratando das redes sociais como um espaço de distribuição e circulação de conteúdos jornalísticos. A partir disso, analisa-se o conteúdo publicado nas páginas do Facebook de nove jornais do Nordeste - O Estado do maranhão (MA), Meio Norte (PI), O Povo (CE), Tribuna do Norte (RN), A Tarde (BA), Jornal da Paraíba (PB), Diário de Pernambuco (PE), Gazeta de Alagoas (AL) e Jornal da Cidade (SE) – durante o período eleitoral de 2016. Com este recorte, o objetivo é identificar a visibilidade dada ao tema político-eleitoral, aos candidatos e aos subtemas de campanha. No total, foram categorizadas 9.993 postagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS-UFMA) e pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Opinião Pública (CPOP-UFPR). 

Publicado

2018-08-28