Interações e práticas no Facebook

Autores

  • Alex Primo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vanessa Valiati Universidade Feevale
  • Ludmila Lupinacci London School of Economics and Political Science (LSE)
  • Laura Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.1160

Palavras-chave:

Facebook, site de rede social, mídias sociais, interação online

Resumo

Este artigo discute as transformações trazidas pela comunicação mediada por computadores, e mais especificamente os serviços de redes sociais na internet, para a expressão subjetiva, o relato cotidiano e a escrita de si. Mais tarde, a partir de resultados quantitativos obtidos através de uma survey que alcançou 810 respondentes, discute-se os usos mais prevalentes do Facebook: manter-se informado sobre temas atuais; divertir-se com piadas, vídeos e fotos engraçados; participar de campanhas de conscientização; falar sobre trabalho e saber do crescimento profissional de outros; e saber o que amigos, inimigos e desafetos estão fazendo.

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Biografia do Autor

Alex Primo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Alex Primo é doutor em Informática na Educação (PGIE/UFRGS), mestre em Jornalismo (Ball State University, EUA) e bacharel em Publicidade e Propaganda e Jornalismo (UCPel). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e pesquisador com bolsa produtividade do CNPq. É fundador e coordenador do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) e do grupo de pesquisa em Interação Mediada por Computador. Autor do livro Interação Mediada por Computador: comunicação, cibercultura, cognição. Desenvolve pesquisas sobre relacionamentos online e interações com mídias sociais.

Vanessa Valiati, Universidade Feevale

Vanessa Valiati é jornalista e especialista em Economia da Cultura pela UFRGS, mestra em Comunicação Social pela PUCRS e doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Atua como docente no curso de Jornalismo na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS), onde também coordena o curso de pós-graduação lato sensu em Produção e Gestão de Conteúdos Digitais. Vice-coordenadora grupo de pesquisa em Interação Mediada por Computador.

Ludmila Lupinacci, London School of Economics and Political Science (LSE)

Ludmila Lupinacci é doutoranda no departamento de Media and Communications da London School of Economics and Political Science (LSE), Reino Unido. Mestra em Comunicação e Informação, com ênfase em Informação, Redes Sociais, e Tecnologias, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS).

Laura Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Laura Barros é mestra em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) e graduada em Relações Públicas também pela UFRGS. Desenvolve pesquisa nas áreas de cibercultura, tensionamentos entre o público e o privado, práticas cotidianas de construção e consumo de produtos midiáticos, ciberativismo. Participante do grupo de pesquisa Laboratório de Artefatos Digitais.

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Publicado

2018-08-28