#meuamigorefugiado: Experiências de Cosmopolitismo e Mobilização Midiática da Empatia
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.1050Palavras-chave:
Mídia, Refugiados, Cosmopolitismo.Resumo
O artigo realiza um estudo de caso da campanha Meu Amigo Refugiado lançada em dezembro de 2016 nas principais cidades do Brasil pela ONG Migraflix a partir da discussão do conceito de cosmopolitismo e do consumo cultural. A campanha consistiu na recepção por uma família brasileira a refugiados durante a ceia de Natal. Após a realização dos encontros, foram enviados, por e-mail, questionários para os refugiados participantes, como também para as famílias que os recepcionaram. A partir da análise das respostas percebemos que o engajamento à causa dos refugiados se traduz pelo apelo moral às atrocidades propagadas pela mídia como pela possibilidade de experiências cosmopolitas com estrangeiros possuidores de uma história pessoal de luta e superação.
Downloads
Referências
AGIER, Michel. Borderlands: Towards an Anthropology of the Cosmopolitan Condition. Malden, MA: Polity Press, 2016.
GORDON, M., LINS Ribeiro, G., ALBA VEGA, C. Globalization from Below: the world’s other economy. London, Routledge, 2012.
HANNERZ, Ulf. Cosmopolitans and Locals In World Culture. In: FEATHERSTONE, Michael. Global Culture: Nationalism, Globalizations and Modernity. London, Sage, 1990.
NUSSBAUM, Martha C. Los Límites del Patriotism. Editorial Paidós, Barcelona, 1999.
NUSSBAUM, Martha C. Education for Citizenship in an Era of Global
Connection, Studies in Philosophy and Education 21: 289–303. 2002
OSSEWAARDE, Marinus. Cosmopolitanism and the Society of Strangers. Current Sociology. DOI: 10.1177/0011392107076081. 2007
SENNET, Richard. Juntos. Os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro, Record, 2012.
VERTOVEC, Steve; COHEN, Robin. Conceiving Cosmopolitanism. In: The Creolization Reader. Studies in Mixed Identities and Cultures. COHEN, Robin ; TONINATO, Paola (eds). New York, Routledge, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.