“NO PUEDES COMPRAR MI VIDA” : Calle 13, as representações do continente na narrativa musical de Latinoamérica e o ambíguo contexto porto-riquenho
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i1.1082Palavras-chave:
Porto Rico, Identidade latino-americana, Representações, Narrativa musical, Nueva Canción latinoamericanaResumo
O presente artigo busca refletir sobre a complexidade do contexto sociocultural envolvendo Porto Rico e a identidade latino-americana. Para tanto, realizo uma análise contextual acerca das representações mapeadas na narrativa musical de Latinoamérica, obra do grupo Calle 13. A partir de uma concepção multidisciplinar, aciono teóricos como Lefèbvre (1980), Quijano (1993), Hall (1998) e Kellner (2011) para discutir os produtos musicais em âmbito midiática, constituindo-se como espaços que, ao se relacionarem a temáticas como Modernidade e identificação nacional e cultural, engendram tensões e disputas ideológicas históricas.Downloads
Referências
AZEVEDO, Amailton. No ritmo do rap: musica, oralidade e sociabilidade dos rappers. Revista de História Oral da Unicamp (Projeto História). São Paulo, n.22, p. 357-379, jun. 2001.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BAGGIO, Kátia. A Questão Nacional em Porto Rico: o Partido Nacionalista 1922-1954. São Paulo: Annablume, 1998.
BARBOSA, Patrícia Oliveira. Rap e identidade social: um estudo de caso. Dissertação de mestrado. Brasília, 2005.
FERNANDES, Florestan. Padrões de dominação externa na América Latina. In: BARSOTTI, Paulo; PERICÁS, Luiz Bernardo. América Latina: história, idéias e revolução. São Paulo: Xamã, 1998.
FRITH, S. Music and Identity. In: HALL, s.; DU GAY, P. Questions of cultural identity. London: Sage, 1996.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2011.
LEFEBVRE, Henri. La presencia y la ausencia: contribución a la teoria de las representaciones. México: Fondo de Cultura Econômica, 1983.
MELÈNDEZ, Edwin. Movimiento anexionista en Puerto Rico. La Editorial, UPR, 1993.
MOLINA, Melinda. Calle 13: Reggaeton, Politics, and Protest. Washington University Journal of Law & Policy, vol 46, pp. 117-147, 2015.
MORIGI, Valdir; BONOTTO, Martha E.K. K.. A narrativa musical, memória e fonte de informação afetiva. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 1 , p . 143-161, 2004.
QUIJANO, Aníbal. Modernidad, identidad y utopia en América Latina. Cadernos de Sociologia da UFRGS. n. 5, Porto Alegre, UFRGS, 1993.
____________. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos rumos, vol 17, n. 37, pp. 4-28, 2002.
ROUQUIÉ, Alain. O extremo ocidente. Introdução à América Latina. São Paulo: EDUSP, 1991.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1997
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2009.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.