A morte de Dona Marisa Letícia: o biográfico e os trabalhos da memória no Jornal Nacional

Autores

  • Igor Sacramento UFRJ
  • Izamara Bastos Machado UFRJ
  • Michele Negrini UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19451

Resumo

Este artigo analisa a cobertura da internação e da morte de Dona Marisa Letícia no Jornal Nacional entre os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro de 2017. Entendemos que a morte de personalidades públicas é um momento para observar os modos como o jornalismo enquadra a memória coletiva ao narrar a vida a partir da morte. O modo como o telejornal narra a vida dela demonstra sua posição no contexto da crise política por que passa o Brasil, especialmente às acusações direcionadas ao seu marido e a ela, mas também releva certa manutenção no modo de representação midiática dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Sacramento, UFRJ

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pós-doutorado pela mesma instituição. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde da Fiocruz. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz. Integrante do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM/UFRJ) e líder do Núcleo de Estudos em Mídia, Memória e Saúde (NEMMS/Fiocruz). E-mail: igorsacramento@gmail.com.

Izamara Bastos Machado, UFRJ

Doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com mestrado na mesma instituição. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde da Fiocruz. Integrante do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM/UFRJ) e do Núcleo de Estudos em Mídia, Memória e Saúde (NEMMS/Fiocruz). E-mail: bastos.iza@gmail.com.

Michele Negrini, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Jornalista. Doutora em Comunicação pela PUCRS. Possui pós-doutorado na UFBA, no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele). E integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). E-mail: mmnegrini@yahoo.com.br

Publicado

2018-12-28 — Atualizado em 2021-03-17

Versões