Representações de negritude e de branquitude na produção audiovisual “Dear White People”: tensões e negociações entre identidade e diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i2.28254

Palavras-chave:

Audiovisual, representação, negritude, branquitude, Dear White People

Resumo

Investigamos as representações midiáticas da negritude e da branquitude na produção audiovisual Dear White People, de Justin Simien, distribuída por plataformas de reprodução de TV. A perspectiva dos estudos culturais britânicos e latino-americanos fundamentam a reflexão sobre questões identitárias, em diálogo com estudos sobre as relações étnico-raciais em interface com a mídia. Buscamos compreender a obra a partir do protocolo analítico metodológico de circuito cultural de Richard Johnson. Os resultados apontam para novas tendências de distribuição de representações e de discursos midiáticos sobre negritudes mais plurais e de inserções do conceito de branquitude nos estudos de comunicação e de representações identitárias

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Biografia do Autor

Sátira Pereira Machado, Universidade Federal do Pampa/Unipampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Pós-Doutoranda no POSCOM da UFSM. Doutora em Comunicação (Unisinos, 2013). Mestra em Letras (PUCRS, 2000), Bacharela em Comunicação/Jornalismo (Famecos, 1995), Habilitação para o Magistério (IE, 1988). É líder do Grupo de Pesquisa CRIANEGRA: Culturas Afro-Brasileiras, Comunicação e Educação (Certificado pelo CNPq). Atualmente, atua nos cursos de Bacharelado em Produção e Política Cultural e Licenciatura em Letras/EaD do Campus Jaguarão da Unipampa. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom) e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Atua nas áreas da Produção Cultural, Comunicação, Letras e Educação, com ênfase na educomunicação, nos usos das mídias e das TDICs na educação e suas interfaces com os estudos afro-brasileiros e Direitos Humanos. Coordenadora executiva do Projeto RS Negro (http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/rsnegro/).

Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a supervisão do Prof.Boaventura de Souza Santos (2017-2018). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), graduada em Relações Públicas (1990) e Jornalismo (1992) pela UNISINOS. Tem experiência de mais de 10 anos na área de Comunicação de interesse público no Primeiro, Segundo e Terceiro Setor. Foi professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001-2008), professora na pós-graduação latu sensu SENAC - São Paulo (2005-2007). Participou (2004-2005) da Pesquisa Latinoamericada ?Conhecer para intervir: infância violência e mídia?, desenvolvida para o projeto ?Vozes por um continente sem violência? (BICE). Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Cabo Verde. Coord.do Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM e a Universidade Pedagógica de Moçambique - Projeto Educomunicação Intercultural \CAPES. Profa. Visitante dos Programas de Pós-graduação Design e Multimídia e Jornalismo e Mídias Digitais da Universidade Pedagógica de Moçambique. Integra a Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL). Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Intercultural e Cidadania (CNPQ) e Coordena o Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão - EDUMIX Editora Aberta. Foi Vice-presidente (2012-2014; 2014-2016) e cofundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPPEducom). Investiga os temas Comunicação, Direitos Humanos, Políticas Sociais, Educomunicação, Alteridade e Cidadania.Participou da organização de seis livros, publicou 17 capítulos e 29 artigos.

Liliane Dutra Brignol, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

é professora do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria - RS), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, atuando na linha de pesquisa Mídia e identidades contemporâneas. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo - RS), tendo cursado o doutorado no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos de 2006 a 2010, com bolsa Capes-Prosup. Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2004, com bolsa CNPq) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Em 2007, realizou estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade Autônoma de Barcelona (Barcelona, Espanha), com bolsa Capes, vinculada ao projeto de Cooperação Internacional Brasil-Espanha (CAPES - MECD - 077/04). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias e Processos Socioculturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Mídia e processos socioculturais; Mídia, identidades e cidadania; Internet e sociabilidades; e Jornalismo, produção editorial e novas tecnologias. Vice-coordenadora do GT Recepção: Processos de Interpretação, uso e consumo midiáticos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS (2016-2018). Coordenadora do GT Recepção, circulação e usos sociais das mídias da COMPÓS (2018-2020). Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação em rede, identidades e cidadania (CNPq-UFSM) e da linha de pesquisa Comunicação midiática e migrações transnacionais do MIGRAIDH/CSVM ? UFSM (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional/ Cátedra Sergio Vieira de Mello).

Referências

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Publicado

2019-08-31 — Atualizado em 2021-01-25

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