"O livro tem que deixar espaços para dúvidas": livro-reportagem e comprovação das verdades

Autores

  • Alexandre Zarate Maciel professor adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz (MA). https://orcid.org/0000-0003-0397-4954

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.36365

Palavras-chave:

Jornalismo, Livro-reportagem, Comprovação da verdade, Biografias.

Resumo

A proposta deste artigo é entender como alguns jornalistas escritores de livros-reportagem brasileiros comprovam para os seus leitores as informações apresentadas em suas obras. Simula-se um debate entre os pesquisadores do livro-reportagem como Lima (2009), Vilas Boas (2006), Rogê Ferreira (2004) e Catalão Jr. (2010), somado aos depoimentos dos jornalistas escritores Fernando Morais, Lira Neto, Daniela Arbex, Caco Barcellos e Zuenir Ventura, coletados pelo autor deste artigo, sobre como consideram as peculiariedades da busca da verdade em condições diferenciadas de produção deste tipo de produto jornalístico. A conclusão aponta para a necessidade de uma autoanálise constante dos jornalistas escritores com relação às possíveis contradições dos entrevistados e das fontes documentais.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Zarate Maciel, professor adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz (MA).

Professor adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz (MA), doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista nas áreas de livro-reportagem e técnicas de reportagem. Coordenador do grupo de pesquisa Jornalismo de Fôlego, vinculado ao CNPq.

Referências

BARCELLOS, Caco. Abusado: o dono do morro Dona Marta. São Paulo: Record, 2003.

CATALÃO Jr., Antônio Heriberto. Jornalismo best-seller: o livro-reportagem no Brasil contemporâneo. Araraquara, 2010. 252 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: livro-reportagem como extensão do jornalismo. 4. Ed. São Paulo: Manole, 2009.

MORAIS, Fernando. Olga: a vida de Olga Benário Prestes, judia comunista entregue a Hitler pelo governo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

NETO, Lira. Getúlio (1882-1930): dos anos de formação à conquista do poder. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

___________. Getúlio (1930-1945): do governo provisório à ditadura do Estado Novo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013

ROGÉ FERREIRA JR., Carlos Antonio. Literatura e jornalismo, práticas políticas: discursos e contra-discursos, o novo jornalismo, o romance-reportagem e os livros-reportagem. São Paulo: Edusp, 2004.

VILAS BOAS, Sergio Luís. Metabiografia e seis tópicos para aperfeiçoamento do jornalismo biográfico. São Paulo, 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo.

Publicado

2020-08-26 — Atualizado em 2021-03-07

Versões