Letramentos e mídias: sintonizando com corpo, tecnologia e afetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.40578

Palavras-chave:

Letramentos, New media literacies, Mente corporificada, Tecnologias cognitivas, Teoria do afeto

Resumo

Estudos recentes (MURROCK et al, 2018; SANGALANG et al, 2019) demonstram que há primazia de afeto na interação com conteúdos de desinformação e discursos de ódio na mídia. Apesar disso, as pesquisas sobre letramento midiático privilegiam fatores conscientes, ignorando fatores materiais e afetivos. Este texto tem o objetivo de discutir como corpo, tecnologia e afetos atuam na interação com as mídias. Para isso está organizado em duas partes. A primeira problematiza abordagens sobre letramentos e mídias. A segunda traz pesquisas sobre mente corporificada e teoria do afeto para embasar como corpos, tecnologias e afetos participam da mediação distribuída (GRUSIN, 2010), intensificando a proliferação de discursos de medo, ódio e intolerância e de campanhas de desinformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUADED, Ignacio. Media education: an international unstoppable phenomenon UN, Europe and Spain support for edu-communication. Revista Comunicar. V 19, n 37, p. 7–8.

AHMED, Sara. Affective Economies. Duke University Press: Social Text, 79, Volume 22, Number 2, 2004, p. 117-139.

AUTOR (a).

AUTOR (b).

BRUNER, Jerome. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, 17, 1-21, 1991.

BUCKINGHAM, David. Media Education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2005.

CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Research Library, Spring 1996; 66, 1.

CLARK, Andy. Mindware: an introduction to the philosophy of cognitive science. New York and Oxford: Oxford University Press, 2001.

Clark, Andy. Natural-Born Cyborgs: Minds, Technologies, and the Future of Human Intelligence New York and London: Oxford University Press, 2003.

DAMÁSIO, António. Looking for Spinoza: Joy, Sorrow, and the Feeling Brain. New York: Harcourt, Brace, 2003.

DAMÁSIO, António. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FANTIN, Monica. Os cenários culturais e as multiliteracies na escola. Comunicação e Sociedade, vol. 13, p. 69-85, 2008.

____________. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 14, p. 27-40, 2011.

FELINTO, Erick. “Delicado Horror: cinema de gênero e o incontrolável terror do feminino em Grace, Teeth e Dans ma Peau”. In: REGIS, Fátima et al (orgs). Tecnologias de Comunicação e Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012.

FLATLEY, Jonathan. Affective mapping: melancholia and the politics of modernism. Massachusets, Harvard University Press, 2008.

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A., La competencia mediática: Propuesta articulada de dimensiones e indicadores. Revista Luciérnaga. Facultad de Comunicación Audiovisual. Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid. Año 4, Edición 7. Medellín, Colombia. 2012. p. 72-79.

FLEMING, J. Media literacy, news literacy, or news appreciation? A case study of the news literacy program at Stony Brook University. Journalism & Mass Communication Educator, 2014, 69(2), p. 146-165.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GEE, James Paul. A Situated Sociocultural Approach to Literacy and Technology. In: BAKER, E. A., & LEU, D. J. (eds). “The new literacies: multiple perspectives on research and practice”. New York, NY: Guilford Press, 2010, p. 165-193.

GRUSIN, Richard. Premediation: Affect and Mediality After 9/11. New York, Palgrave MacMillan, 2010.

HARAWAY, Donna. “Um manifesto para os cyborgs: ciência, tecnologia e feminismo socialista na década de 80”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro, 1994.

HAYLES, Katherine. How we became posthuman. Chicago e Londres: University of Chicago, 1999.

HOBBS, Renee. Digital and media literacy: connecting culture and classroom. Thousand Oaks, California: Corwin Press, 2011.

HUTCHINS, Edwin. Cognition in the wild. MIT/Bradford Books, 1996.

KLEIMAN, Angela. Preciso “ensinar” letramento? São Paulo: Unicamp, 2005.

LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Philosophy in the flesh. Nova York: Basic Books, 1999.

LEDOUX, Joseph. The Emotional Brain: The Mysterious Underpinnings of Emotional Life. New York: Simon & Schuster, 1996.

MASSUMI, Brian. Fear. Project Muse, Volume 13, Number 1, p. 31-48. Duke University Press, 2005.

_____________. The Autonomy of Affect. Cultural Critique, No. 31, The Politics of Systems and Environments, Part II. (Autumn, 1995), pp. 83-109.

MORAVEC, Hans Paul. Mind Children. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

MURROCK, Erin; AMULYA, Joy; DRUCKMAN, Mehri; LIUBYVA, Tetiana. Winning the War on State-Sponsored Propaganda: Results from an Impact Study of a Ukrainian News Media and Information Literacy Program. Journal of Media Literacy Education, 2018, 10(2), p. 53-85.

National Association for Media Literacy Education. Disponível em: https://namle.net/publications/media-literacy-definitions/ 06 Abr 2010. Acesso em 22 Jan 2020.

NORMAN, Donald. Things that make us smart. Cambridge: Perseus Books, 1993.

OLSON, david. O Mundo no Papel. São Paulo: Ática, 1997.

PEREIRA, Vinicius; “Linguagens midiáticas, entretenimento e multissensorialidade na cultura digital”. In: REGIS, Fátima et al (orgs). Tecnologias de Comunicação e Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012.

PICCOLI, Luciana. Alfabetizações, alfabetismos e letramentos: trajetórias e conceituações. Revista Educação Real., Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 257-275, set/dez, 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8961. Acesso em: 20 de jan. 2020.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANGALANG, Angeline, OPHIR, Yotam, & CAPPELLA, Joseph N. The Potential for Narrative Correctives to Combat Misinformation. Journal of Communication 69 (2019) 298–319 Downloaded from https://academic.oup.com/joc/article-abstract/69/3/298/5481803.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, v. 19, p. 15-26, 2014.

STREET, Brian. Social Literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London: Longman, 1995.

WALTER, Nathan & MURPHY, Sheila T. (2018) How to unring the bell: A meta- analytic approach to correction of misinformation, Communication Monographs, 85:3, 423-441, DOI: 10.1080/03637751.2018.1467564.

Publicado

2020-08-26 — Atualizado em 2021-03-14

Versões