A serviço do povo? Um olhar sobre telejornalismo comunitário no SE1, JPB1 e RN1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i1.45518

Palavras-chave:

Telejornalismo, Telejornalismo local, Jornalismo comunitário.

Resumo

A partir dos anos 2000, os telejornais locais ganharam mais espaço na programação das emissoras e têm apostado na inserção da comunidade nos scripts. Com a criação do quadro "Calendário do NETV", pela Globo Nordeste, em 2009, todos os telejornais vinculados às emissoras regionais passaram a reformular a linha editorial, investindo no perfil comunitário ou no jornalismo de prestação de serviço, com cobranças em relação à obra de infraestrutura urbana precária ou com denúncias de serviços inapropriados prestados por órgãos públicos. Nesse sentido, a partir de pesquisa descritiva-analítica, realizada no período de 15 a 20 de julho de 2019, o presente trabalho busca refletir sobre como quadros dessa natureza têm se projetado nos telejornais SE1, JPB1 e RN1 (das afiliadas em Sergipe, João Pessoa e Natal) e como se dá a atuação do(a) repórter nesse contexto, entendendo-o(a) também com um(a) voz mobilizadora e responsável pela aceitação deste formato pelos telespectadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Cirne

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN (PPGEM/UFRN). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: cirnelivia@gmail.com.

Vitor Belém

Professor Adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFS). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail: vitorcfb@gmail.com.

Fabiana Siqueira

Professora do curso de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ ). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: fabi.siq1@gmail.com

Giovana Mesquita

Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: giovanamesquita@yahoo.com.br

Referências

CAMPONEZ, Carlos. Jornalismo de proximidade. Coimbra: Minerva Coimbra, 2002.

COUTINHO, Iluska. Dramaturgia do telejornalismo. Mauad Editora Ltda, 2013.

COUTINHO, Iluska; MATA, Jhonatan. Telejornalismo a serviço do público: a voz do povo em cena. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 17, n. 1, p. 65-73, 2010.

COUTINHO, Iluska; FERNANDES, Lívia. Telejornalismo local e Identidade: O Jornal da Alterosa e a construção de um lugar de referência. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Região Sudeste. Universidade Federal de Juiz de Fora, 16 a 18 de maio de 2007.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2000.

NETV: Quadros e colunas. Memória Globo. Disponível em: https://glo.bo/2LN4jzg. Acesso em: 07 ago. 2020.

PAIVA, Raquel. Jornalismo comunitário: uma reinterpretação da mídia (pela construção de um jornalismo pragmático e não dogmático). Revista FAMECOS, 13(30), 62-70, 2006.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Revisitando os conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade de Brasília, 6 a 9 de setembro de 2006.

RJTV: RJ Móvel. Memória Globo. Disponível em: https://glo.bo/2YrXNUl. Acesso em: 07 ago. 2020.

SCHMITZ, Aldo Antonio. Classificação das fontes de notícias. Florianópolis, SC: UFSC, 2011.

SIQUEIRA, Fabiana Cardoso de. O telejornalismo em transformação: os formatos da notícia na era digital. In: PORCELLO, Flávio; VIZEU, Alfredo; COUTINHO, Iluska (orgs.). O Brasil (é) ditado. Florianópolis: Insular, 2012, p. 53-75.

SPTV: No ar em duas edições, telejornal traz prestação de serviços e os fatos mais importantes do dia para os paulistanos. Memória Globo. Disponível em: https://glo.bo/2Qgy9fx. Acesso em: 07 ago. 2020.

TONDO, Romulo; NEGRINI, Michele. Espetacularização e Sensacionalismo: Reflexões Sobre o Jornalismo Televisivo. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Positivo / PR, 4 a 7 de setembro de 2009.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos